terça-feira, 28 de maio de 2013

Congresso da UEE reúne estudantes para debater o movimento estudantil em Mato Grosso

Texto e imagens: Hélio Mendes

Mesa de abertura do 3º Congresso da UEE
Após um hiato de oito anos a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso realizou nos dias 18 e 19/05, o seu 3º Congresso, para debater o movimento estudantil no estado e eleger a nova diretoria da entidade que passou por um período de reorganização interna.

O congresso realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá contou com a presença dos DCEs dos campi do Araguaia e Sinop. Com DCE da UNEMAT-Cáceres e  os da UNIC e UNIVAG ambas de Cuiabá e também do Diretório Central de Estudantes do IFMT de Cuiabá.

Diversos grupos de debates foram organizados para discutir entre alguns temas como: Reforma Universitária, Regulamentação das Universidades Privadas, Reestruturação da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), Reforma Política e o Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos debates sobre a IFMT e UFMT contou com a participação da pró-reitora de Assistência Estudantil da UFMT, Myrian Serra.

Estácio Chaves, presidente do DCE-CUA, media grupo de
discussão
Ela ressaltou a importância do movimento estudantil e dos congressos onde há a troca de experiências dos estudantes e também que esses debates são fundamentais para uma universidade mais igualitária.

O presidente do DCE do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) estudante do curso de Direito Rarikan Heaven, foi eleito para presidir a UEE-MT nos próximos dois anos. O primeiro desafio da nova gestão é levar um grande numero de delegados do estado para o 53º Congresso da UNE que será realizado em Goiânia entre os dias 29/05 e 02/06.

Virgínia Barros, candidata a presidência
da UNE discursa para congressistas
O CONUEE contou com a presença da diretora de comunicação da União Nacional dos Estudantes, Virgínia Barros que é acadêmica de Letras da USP e candidata a presidência da entidade pelo movimento Bloco na Rua. Segundo ela a nova diretoria da UEE-MT irá liderar a luta dos estudantes do estado por uma educação mais democrática e por um Brasil mais justo e soberano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário